Com o objetivo de proporcionar mais conhecimento aos rotarianos e convidados em geral, o Rotary Club de Vera Cruz, no Distrito 4510 do Rotary International, realizou no ltimo encontro virtual semanal, uma exposio cujo o tema foi: "Os Reflexos da Pandemia no Direito do Consumidor", com o advogado Marcelo Cezrio, associado ao Rotary Club de Presidente Prudente-Norte. Foi um encontro bastante esclarecedor em que tivemos a oportunidade de convidar algumas pessoas da comunidade que se impressionaram com a didtica e excelente contedo, avaliou o presidente do clube rotrio vera-cruzense, o corretor de seguros, Vagner Roberto Dias Ccus, que pretende repetir encontros semelhantes entre as reunies ordinrias. Vamos intercalar entre temas variados e rotrios, falou.
Na exposio que fez o profissional do Direito da cidade de Presidente Prudente teve a oportunidade de mostrar os cuidados e atenes que o consumidor deve ter neste perodo de pandemia, com base no Cdigo de Defesa do Consumidor e os decretos local e estadual que se referem a quarentena. O cuidado com a preveno deve ser de todos, disse Marcelo Cezrio, que tem participado de programas televisivos e encontros virtuais explicando sobre o tema que bastante oportuno, principalmente em ambiente rotrio onde se encontram formadores de opinio. As regras so as mesmas, porm, o relacionamento com o consumidor que est sendo alterado em razo de uma srie de cuidados que so necessrios, disse o especialista ao explicar questes como: contratos bancrios, alugueis, preos abusivos, mensalidades escolares, seguro de vida, violncia contra a mulher, entre outros assuntos.
O novo relacionamento entre lojistas e consumidores foi citada pelo advogado convidado em diversas situaes, afinal, so as mudanas proporcionadas neste perodo de quarentena que exigem a mudana. As pessoas esto descobrindo essa nova forma de se relacionar com os comercialmente, porm, preciso ficar atendo a alguns detalhes para no ter transtorno, avisou ao apontar os detalhes que so preciso saber em qualquer compra, inclusive de passagens areas e planos de sade. Nada substitui a compra presencial com tempo, ressaltou ao enxergar vrias oportunidades de vendas, desde que, ambos tomem cuidado. Os comerciantes tambm tem direitos e deveres, lembrou. Mas a parte mais sensvel sempre ser o consumidor, acrescentou mesmo dizendo que at quem compra tem direitos e deveres no procedimento. O que no pode haver a m f, apontou.
Segundo o presidente do clube rotrio vera-cruzense o evento foi positivo em todos os sentidos, afinal, o tema bastante pertinente ao que todos esto passando. Ele tem uma didtica muito boa, simptico e fala com simplicidade em que todos entendem facilmente, elogiou Vagner Roberto Dias Ccus ao agradecer a presena dos associados, convidados e autoridades rotrias que estiveram presentes. As reunies virtuais proporcionam facilidades para este tipo de atividade, afinal, podemos contar com especialistas em outras regies que podem nos atender com simplicidade, comentou o dirigente rotrio local. E tambm mais pessoas podem participar virtualmente, sem a preocupao da distncia, do tempo e dos preparativos para locomoo, acrescentou ao propor ao clube mais encontros semelhantes.
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